mulher fazendo aplicação no rosto

Comemorado mundialmente em 07 de Abril, o Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de promover reflexões sobre questões sérias relacionadas à saúde.

Essas reflexões servem para conscientizar e estimular a criação de políticas voltadas ao bem-estar da população.

Sendo assim, nós, da Clínica Rampani, decidimos abordar, nessa data tão importante, um tema muito polêmico: os prejuízos causados pelo uso indiscriminado do PMMA, já que nossa missão também é conscientizar você, nosso cliente, sobre os riscos oferecidos por alguns procedimentos disponíveis no mercado.

Mas, você sabe o que é o PMMA e quando sua aplicação é indicada?

O PMMA, ou polimetilmetacrilato, é uma substância plástica que não é absorvida pelo organismo como o ácido hialurônico ou o colágeno, por exemplo, e se apresenta na forma de microesferas. Normalmente, é indicada para corrigir pequenas deformidades ou assimetrias causadas pela perda da gordura facial ou outros motivos, e é muito utilizada em pessoas com HIV. Devido aos vários riscos de complicações, não é recomendada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para tratamentos estéticos.

A substância permite uma correção da região afetada de forma permanente e as aplicações são realizadas em forma de injeções, que possuem em sua formulação lidocaína, anestésico utilizado para reduzir a dor, e colágeno bovino, proteína que, posteriormente, é absorvida pela pele e tem como função servir de transporte da substância.

Quando aplicada em grandes quantidades ou injetado nos músculos, pode causar sérios riscos à saúde que incluem: reação alérgica grave, necrose da pele ou músculos, inflamação crônica, infecção no local da aplicação, formação de nódulos na pele, além de rejeição pelo organismo. Sua aplicação também pode provocar trombose vascular, colocando a vida do paciente em risco, especialmente se atingir algum vaso causando sintomas como dor no peito, fraqueza, sonolência ou perda da consciência, falta de ar, dor de cabeça e até alterações na visão ou na fala, fraqueza, sonolência ou perda da consciência.

mulher fazendo aplicação no rosto

Sabe-se ainda que aplicação de PMMA não é indicada, rigorosamente, para pessoas que apresentam: reação alérgica ao teste cutâneo, obrigatório para quem irá receber a substância no organismo, alergia à lidocaína ou outros anestésicos, alergia ao colágeno bovino, histórico de alergias ou reação anafilática, predisposição à formação de feridas, cicatrizes grossas ou que apresenta infecções na pele recorrentes, espinhas ou cistos na pele.

A aplicação também não deve ser feita em pacientes que utilizam remédios imunossupressores para tratamento oncológico, pacientes com doença inflamatória intestinal, artrite reumatóide, que fazem uso de anti-inflamatórios como ácido acetilsalicílico, diclofenado ou ibuprofeno, pois estes aumentam a possibilidade do surgimento de sangramentos ou hematomas locais.

Apesar do alto risco e de todos os alertas sobre seu uso sem a devida recomendação, existem no mercado profissionais que estão fazendo uso dessa substância de maneira indiscriminada para tratamentos estéticos e o pior: em grandes áreas do corpo (no bumbum, peitoral, panturrilha e braços).

Deixamos aqui o nosso alerta para NÃO RECORRER A ESSES PROCEDIMENTOS!

Os riscos são muitos e sua utilização pode deixar sequelas permanentes com danos irreversíveis.

É possível alcançar resultados satisfatórios sem precisar correr riscos.

Nós temos várias opções de tratamentos e procedimentos seguros que vão te surpreender.

Lembre-se: a sua saúde vem em primeiro lugar!

Acompanhe nosso Blog e fique por dentro de todas as novidades, tendências e dicas sobre saúde e estética.